RECUPERAÇÃO DO MERCADO DE REAL ESTATE É FOCO DE EVENTO EM SÃO PAULO

SÃO PAULO, 30 de agosto de 2016 /PRNewswire/ — As expectativas da economia para os próximos dois anos e seu impacto no segmento de real estate será um dos assuntos em discussão na 16a Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro em São Paulo. O evento vai reunir profissionais do mercado, investidores, pesquisadores e acadêmicos, do Brasil e do exterior, para discutir os desafios e as tendências do setor imobiliário.

Para esta plenária, estão confirmadas as presenças de Maurício Molan, economista chefe do Banco Santander; Gilberto Duarte de Abreu Filho, presidente da ABECIP, e Celso Petrucci, economista Chefe do Secovi – SP. Outro assunto de destaque será o comportamento do mercado residencial em São Paulo, nas áreas abarcadas pelo Plano Diretor, cujos preços tendem a subir acima da capacidade de compra do consumidor. Os palestrantes são: João da Rocha Lima Jr., Professor Titular de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e Ronaldo Cury, diretor de Relações Institucionais da Cury Construtora.

Segundo a presidente da LARES, Paola Torneri Porto, que é professora de MBA no Núcleo de Real Estate da Poli-USP, na Conferência pretende-se identificar as oportunidades que este momento delicado da economia pode oferecer a potenciais investidores e empreendedores do mercado imobiliário. “Apesar dos cenários político, econômico e bancário não serem dos mais favoráveis ao segmento, há uma expectativa de retomada da pujança do mercado, tanto no âmbito de imóveis residenciais quanto comerciais”, ressalta.

Em sua avaliação,os tempos atuais se traduzem, para o segmento residencial, em baixa velocidade de vendas. No que tange ao mercado corporativo do segmento de alto padrão, há um estoque de imóveis de cerca de 20% para ser absorvido, sem contar os novos empreendimentos. “É um momento de certa insegurança, com empreendedores aguardando uma sinalização de melhora, tanto no cenário político quanto econômico. Mas vimos que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, aumentou de maio para junho. E temos perspectivas de uma melhora com a definição do cenário político e implementação de medidas de ajuste, a partir de meados de 2017”, afirma.

No total, a Conferência terá seis sessões plenárias com 18 palestrantes. Também estão previstas apresentações de mais de 50 pesquisas sobre diversos temas. Inscrições e programação completa em: http://lares.org.br/16a-conferencia-internacional-lares/